Evento Cultural movimenta Messejana

A II Semana José de Alencar irá trazer diversas atrações para a Praça de Messejana proporcionando acesso democrático a cultura. Todos poderão conferir variadas apresentações e muito mais.

A Luta Continua!

A Associação de Moradores de Messejana no dia 18 de março deflagrou campanha decisiva por mais conquistas para o Sítio São José. A População apoio de forma massiva.

Poeta Edmar Freitas lança mais uma obra

O Poeta Edmar Freitas lança nas comemorações da II Semana José de Alencar a obra Espolio do gênero poesia. Nela o escritor reúne antigas e novas realizações e faz uma prazerosa e reflexiva viagem por diversos temas.

Venha para a maior Festa de Messejana

De 28 de junho a 01 de julho na Praça de Messejana você sua família poderão conferir toda a magia das festa juninas no Melhor Festival de Fortaleza.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

domingo, 22 de novembro de 2009

Quando é o aniversário de ..... Messejana?

 ?????? 1663 x 1760 ???????

Meses atrás, estive envolvido em um debate sobre como deveria ser feita a escrita do nome Messejana. Um dito jornalista que escreve para um blog, ofereceu sua opinião de que Messejana deveria ser escrito com "c" e não com "ss" por conta de uma regra gramatical. Defendi, contudo, que o nome com "ss" vem de expressão determinada pela lei de criação da vila quando seu nome, estipulado pela Coroa Portuguesa, em 1760, ano da inauguração da vila, seria Vila Nova Real de Messejana da América. Para basear minha informação, utilizei artigo de estudiosos do Instituto Historico do Ceara, documento que o dito jornalista refutou como ultrapassado.

Muitos debates surgem por conta de informações sobre Messejana, mas o que acontece na verdade é que poucos se aprofundam na busca por dados historicos sobre o lugar. Talvez não haja interesse coletivo, mas quem sabe tudo que foi produzido durante a historia de Messejana poderia oferecer beneficios ao atual quadro que se encontra a terra natal de José de Alencar. Por exemplo, se as autoridades entendessem que algumas ruas principais são antigas e precisam de modernização para abarcar a quantidade de carros que se utilizam delas, talvez não estivessemos enfrentando tantos problemas com trânsito. Tambem poderia aproveitar o potencial turistico que temos, pois temos uma rica historia e lugares marcante como a grande Lagoa, mas parece que não conseguimos perceber esse fator, que poderia gerar rendas combatendo assim a desiguldade social.

Contudo, ainda não buscamos nos organizar e trazer esses beneficios reais para Messejana. Enquanto isso quem deveria, supostamente, legislar em prol da causa pública, fica batendo cabeça e confundino ainda mais a história e a população e digo isso pois acompanhando o trabalho de vereadores que foram votados em Messejana, por exemplo, um deles lançou dois projetos de lei, o nº 100/09 e nº 234/09, criando duas datas de aniversário para Messejana. Qual a logica usada por esse legislador para determinar a data? Será que ele, que espalhou ser de uma familia tradicional do lugar, fez uma revisão na história de Messejana para determinar sem nenhuma consulta popular, qual a data de criação de Messejana?

Em um dos requerimentos, o vereador ainda sustenta que o nome Messejana vem da junção da expressão "Messe" que significaria missionario e a expressão "Jana" que significaria lua em uma "lingua primitiva". Bom sobre isso nem eu quero comentar pela falta de realidade existente nesta afirmativa, pelo menos pra mim.

Enquanto estamos mãos de pessoas que tenta controlar a história a seu modo, poderiamos buscar uma forma de entender os fatos e retirar deles soluções reais para os problemas de Messejana. Talvez a data de criação não lhe afete neste momento, mas todo o processo a partir do reconhecimento de existencia do lugar e sua historia podem estar participando seu cotidiano quando voce sai a rua com medo de ser assaltado por exemplo.

E quanto aos legisladores que não sabem nada sobre Messejana, busquem informações sobre eles e repassem que nós precisamos de gente para esclarecer e não para confundir.


Felipe Neto
Historiador e Editor do Blog Voz de Messejana