A Semana José de Alencar é um evento que tem como meta principal o estabelecimento de atividades culturais no bairro de Messejana permitindo que a população em geral tenha acesso e oportunidade de conferir e participar de nossas mais belas manifestações.
MESSEJANA, Terra da Cultura
A vocação para Messejana ser reconhecida como terra da cultura está ligada principalmente a sua rica história e a sua formação que contou com a contribuição de diversos povos e pensamentos. Bravamente, as tradições tem se mantido ao longo do tempo através da dedicação de pessoas e instituições que entendem que as nossas manifestações são meios para a confraternização geral, manutenção do espírito de paz e da preservação de nossa memória.
Atualmente é possível respirar cultura em Messejana e ao longo de todo o ano podemos desfrutar dessa nossa riqueza começando o ano com o registro do aniversário do bairro em 1º de janeiro passando pelo forte Pré-Carnaval, agora com a Semana José de Alencar e chegando ao Festival de Quadrilhas de Messejana, melhor evento desse tipo da cidade de Fortaleza tendo também as festas religiosas e as manifestações de Natal fechando com o Ano Novo na Lagoa e nas comunidades.
Além de tudo isso, temos nossos eternos ícones como são a Casa de José de Alencar, o Mercado, a Lagoa e a Estátua de Iracema, as Tapioqueiras e muitos outros símbolos importantíssimos e que retratam nossos costumes e lembranças. Por tudo isso é que Messejana deve ser considerada sempre um patrimônio universal devido a sua grandeza e a sua especialidade.
SOBRE O HOMENAGEADO
Nascido em Messejana no dia 1º de maio de 1829, o maior romancista brasileiro, José de Alencar é o principal expoente de toda a identificação que Messejana tem com cultura e por isso o seu nome foi escolhido para batizar a Semana José de Alencar. Autor de diversas obras e em diversos gêneros, uma de suas principais obras é o romance indigenista Iracema datado do ano de 1865 e que tornou Messejana conhecida no mundo todo. Suas obras inspiram até hoje os messejanenses que perpetuam seu legado e fazem de Messejana a terra da cultura e patrimonio de todos os cearenses.
SEMANA JOSÉ DE ALENCAR
A Semana José de Alencar já na sua segunda edição já se destaca como um dos principais eventos culturais de Messejana e tem o objetivo de se tornar um dos mais tradicionais e vigorosos símbolos na luta pela preservação de nossa história e cultura.
Idealizado pelo Poeta Edmar Freitas em 2010 por conta das comemorações dos 250 anos de Messejana, a Semana José de Alencar trouxe de forma inédita na sua primeira edição uma apresentação aberta ao público da Orquestra Eleazar de Carvalho, fato que repete em 2012.
Por conta das ações da Semana foi possível a confecção do Mural Messejana nos muros do Estádio Murilão em 2012 presenteará a comunidade com um Memorial em homenagem ao escritor José de Alencar na Praça de Messejana o que valorizará o centro do bairro e fomentará o turismo na região.
Para o futuro, os planos pretendidos visam fazer evoluir ainda mais a cadeia produtiva da cultura e do turismo em nossa comunidade criando ferramentas de preservação e sustentabilidade baseados nesses segmentos. Para tanto, essa luta tem de ser de todos e cada vez mais, contado com a participação de cada um construiremos e um espaço de celebração de nossa cultura cada vez melhor.
A ENTIDADE ORGANIZADORA
A Associação de Moradores de Messejana - AMME começou as suas atividades em 1993 com um grupo de membros da comunidade de Messejana com o intuito de lutar por melhorias para o bairro. Tem o objetivo de desenvolver ações que valorizem a cidadania através da conscientização comunitária e defesa e preservação da cultura e história. Tem larga experiência na realização de eventos culturais e sociais já tendo sido agraciada de forma continua em diversos prêmios e concursos organizados pelas esferas governamentais.