Evento Cultural movimenta Messejana

A II Semana José de Alencar irá trazer diversas atrações para a Praça de Messejana proporcionando acesso democrático a cultura. Todos poderão conferir variadas apresentações e muito mais.

A Luta Continua!

A Associação de Moradores de Messejana no dia 18 de março deflagrou campanha decisiva por mais conquistas para o Sítio São José. A População apoio de forma massiva.

Poeta Edmar Freitas lança mais uma obra

O Poeta Edmar Freitas lança nas comemorações da II Semana José de Alencar a obra Espolio do gênero poesia. Nela o escritor reúne antigas e novas realizações e faz uma prazerosa e reflexiva viagem por diversos temas.

Venha para a maior Festa de Messejana

De 28 de junho a 01 de julho na Praça de Messejana você sua família poderão conferir toda a magia das festa juninas no Melhor Festival de Fortaleza.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

AVISO DE RESULTADO DE LICITAÇÃO


 

CONVITE Nº 001/2012 – AMME

                        A Comissão de Licitação da AMME, em nome da Associação de Moradores de Messejana - AMME, torna público para conhecimento dos interessados, que no Edital de Convite nº 001/2012 – AMME, cujo objeto é a Seleção de Empresa fornecimento de infraestrutura e serviços às ações apoiadas pelo Projeto de Apoio às manifestações e eventos culturais no bairro de Messejana, declara vencedoras as empresas Andaimes Eventos, CNPJ: 09.088.233/0001-62, no itens 1,2,3,4,5,6,14,15,16,17 somando o de R$ 23.640,00 (Vinte e Três mil, Seiscentos e Quarenta reais) e O and B Produções, CNPJ: 13.378.943/0001-02, no itens 7,8,9,10,11,12,13,18,19 somando o de R$ 8.460,00 (Oito mil, Quatrocentos e sessenta  reais).

Fortaleza, 23 de Maio de 2012.


  
Maria Nalrinete de Freitas Barbosa
Presidente Comissão de Licitação / AMME



Felipe Alves de Freitas Neto
Presidente da AMME

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Maior festa de Messejana


Em 1993, membros da comunidade de Messejana reuniram-se imbuídos da ideia de preservar as tradições culturais que caracterizam o povo cearense. Com muito esforço e preocupados com o desaparecimento dessas manifestações, organizaram o Festival de Quadrilhas de Messejana, evento que busca preservar a identidade nordestina e abrir espaço para a manifestação dos grupos folclóricos ainda existentes.
Resistindo ao tempo, o evento já conquistou seu lugar no calendário de festividades do Estado, chegando a ter seus serviços reconhecidos por instituições governamentais ligadas à área da Cultura, sendo um dos agraciados, em varias oportunidades, com o Prêmio Festejo Ceará Junino da SECULT, do Edital de Fomento aos festejos juninos da SECULTFOR e escolhido como melhor Festival de Quadrilhas do Fortaleza em 2011 pela Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará – FEQUAJUCE e um dos melhores do Ceará.
O Festival de Quadrilhas de Messejana chega a sua 20ª edição, e do dia 28 de junho a 01 de julho de 2012, promoverá um espetáculo que tem como meta principal, consolidar esse tipo de manifestação na região onde é realizado, oferecendo, às famílias e admiradores da cultura junina um espaço pacífico em que predominará o fomento de bons e tradicionais costumes de nosso imaginário nordestino.
Lista de todas as Quadrilhas Campeãs do Festival de Quadrilhas de Messejana desde sua primeira edição em 1993:


1993 – Arraiá do Povão2003 – Luar do Sertão
1994 – Maria Bonita (Maracanaú)2004 – Beija-Flor do Sertão
1995 – Maria Bonita (Maracanaú)2005 – TONGIL
1996 – Luar do Sertão2006 – Ceará Junino
1997 – Arraiá do Babaçu2007 – Arraiá do Gipão
1998 – Arraiá do Babaçu2008 – Arraiá da Esperança
1999 – Arraiá da Esperança2009 – Arraiá do Gipão
2000 – Zé Testinha2010 – Arraiá da Esperança
2001 – Coração Nordestino2011 – Zé Testinha
2002 – Arraiá da Esperança
Participe da maior festa de Messejana acessando o site do evento

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA - Convite - 01/2012 - AMME


AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA

A Comissão de Licitação da AMME, torna público e para conhecimento de quem interessar possa, que a licitação supramencionada, tendo como objeto de  fornecimento de infraestrutura e serviços às ações apoiadas pelo Projeto de Apoio às manifestações e eventos culturais no bairro de Messejana, com data de abertura o dia 19/05/2012 a partir das 10:10 horas, foi considerada deserta, face a ausência total dos convidados. A AMME fará novo convite as empresas já avisadas para se fazerem presentes na Av. Mem de Sá, 326 - Messejana na Quarta-Feira dia 23 de  maio de 2012 as 15:00 horas - Messejana. O Convite será reiterado via telefone já que já foi expedido oficio. 19 de maio de 2012.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lançamento do Livro Espólio

CONVITE


A Associação de Moradores de Messejana - AMME através do seu presidente, Felipe Neto, tem o prazer de convidar a todos para participarem do lançamento do livro Espólio de autoria Poeta Edmar Freitas que se realizará em meio as celebrações da II Semana José de Alencar no dia 26 de maio de 2012 na Praça de Messejana a partir das 19 horas.

A obra será apresentada pelo Professor, Escritor e Imortal da Academia Cearense de Letras, Professor Batista de Lima que também fará uma breve explanação a cerca da vida e obra do escritor José de Alencar, autor do romance Iracema.

Além do lançamento do livro haverá no local uma apresentação especial da Orquestra Eleazar de Carvalho e outras atrações.


AGENDA:

Lançamento do Livro Espólio
Autoria: Poeta Edmar Freitas
Data: 26 de maio de 2012
Horário: 19 horas
Local: Praça de Messejana


segunda-feira, 14 de maio de 2012

AVISO DE LICITAÇÃO - CARTA CONVITE 01/2012-AMME

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MESSEJANA - AMME TORNA PÚBLICO, AVISO DE LICITAÇÃO: PROCESSO LICITATÓRIO CARTA CONVITE Nº. 01/2012 - AMME . TIPO: MENOR PREÇO POR ITEM. OBJETO: fornecimento de infraestrutura e serviços às ações apoiadas pelo Projeto de Apoio às manifestações e eventos culturais no bairro de Messejana.  DATA DE ABERTURA: 19/05/2012 – APRESENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DOS LICITANTES ATÉ ÀS 10H00MIN – ABERTURA DOS ENVELOPES: ÀS 10H10MIN, NA SALA 01 DA EMEIF RAIMUNDA FELIX DE ALCÂNTARA SITUADA A AV. MEM DE SÁ, 384 - MESSEJANA - FORTALEZA - CEARÁ. INFORMAÇÕES: ATRAVÉS DO TELEFONE (85) 8819-7748 OU E-MAIL: VOZDEMESSEJANA@GMAIL.COM - PRESIDENTE DA CL/AMME: MARIA NALRINETE DE FREITAS BARBOSA - PRESIDENTE DA AMME: FELIPE ALVES DE FREITAS NETO





sábado, 12 de maio de 2012

II Semana José de Alencar

A Semana José de Alencar é um evento que tem como meta principal o estabelecimento de atividades culturais no bairro de Messejana permitindo que a população em geral tenha acesso e oportunidade de conferir e participar de nossas mais belas manifestações.

MESSEJANA, Terra da Cultura

A vocação para Messejana ser reconhecida como terra da cultura está ligada principalmente a sua rica história e a sua formação que contou com a contribuição de diversos povos e pensamentos. Bravamente, as tradições tem se mantido ao longo do tempo através da dedicação de pessoas e instituições que entendem que as nossas manifestações são meios para a confraternização geral, manutenção do espírito de paz e da preservação de nossa memória.
Atualmente é possível respirar cultura em Messejana e ao longo de todo o ano podemos desfrutar dessa nossa riqueza começando o ano com o registro do aniversário do bairro em 1º de janeiro passando pelo forte Pré-Carnaval, agora com a Semana José de Alencar e chegando ao Festival de Quadrilhas de Messejana, melhor evento desse tipo da cidade de Fortaleza tendo também as festas religiosas e as manifestações de Natal fechando com o Ano Novo na Lagoa e nas comunidades.
Além de tudo isso, temos nossos eternos ícones como são a Casa de José de Alencar, o Mercado, a Lagoa e a Estátua de Iracema, as Tapioqueiras e muitos outros símbolos importantíssimos e que retratam nossos costumes e lembranças. Por tudo isso é que Messejana deve ser considerada sempre um patrimônio universal devido a sua grandeza e a sua especialidade.

SOBRE O HOMENAGEADO

Nascido em Messejana no dia 1º de maio de 1829, o maior romancista brasileiro, José de Alencar é o principal expoente de toda a identificação que Messejana tem com  cultura e por isso o seu nome foi escolhido para batizar a Semana José de Alencar. Autor de diversas obras e em diversos gêneros, uma de suas principais obras é o romance indigenista Iracema datado do ano de 1865 e que tornou Messejana conhecida no mundo todo. Suas obras inspiram até hoje os messejanenses que perpetuam seu legado e fazem de Messejana a terra da cultura e patrimonio de todos os cearenses. 

SEMANA JOSÉ DE ALENCAR


A Semana José de Alencar já na sua segunda edição já se destaca como um dos principais eventos culturais de Messejana e tem o objetivo de se tornar um dos mais tradicionais e vigorosos símbolos na luta pela preservação de nossa história e cultura.
Idealizado pelo Poeta Edmar Freitas em 2010 por conta das comemorações dos 250 anos de Messejana, a Semana José de Alencar trouxe de forma inédita na sua primeira edição uma apresentação aberta ao público da Orquestra Eleazar de Carvalho, fato que repete em 2012.
Por conta das ações da Semana foi possível a confecção do Mural Messejana nos muros do Estádio Murilão em 2012 presenteará a comunidade com um Memorial em homenagem ao escritor José de Alencar na Praça de Messejana o que valorizará o centro do bairro e fomentará o turismo na região.
Para o futuro, os planos pretendidos visam fazer evoluir ainda mais a cadeia produtiva da cultura e do turismo em nossa comunidade criando ferramentas de preservação e sustentabilidade baseados nesses segmentos. Para tanto, essa luta tem de ser de todos e cada vez mais, contado com a participação de cada um construiremos e um espaço de celebração de nossa cultura cada vez melhor.

A ENTIDADE ORGANIZADORA

A Associação de Moradores de Messejana - AMME começou as suas atividades em 1993 com um grupo de membros da comunidade de Messejana com o intuito de lutar por melhorias para o bairro. Tem o objetivo de desenvolver ações que valorizem a cidadania através da conscientização comunitária e defesa e preservação da cultura e história. Tem larga experiência na realização de eventos culturais e sociais já tendo sido agraciada de forma continua em diversos prêmios e concursos organizados pelas esferas governamentais.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Aos Membros da
Associação de Moradores de Messejana

Assunto: Assembléia Geral Extraordinária       


CONVOCAÇÃO PARA
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
                        

A Associação de Moradores de Messejana – AMME através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente, FELIPE ALVES DE FREITAS NETO, CONVOCA através do presente edital, todos os associados com situação regular para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada na EMEIF Raimunda Felix de Alcântara situada na Av. Mem de Sá, 384 – Messejana (Antigo Colégio Olavo Bilac), às 16 horas, do dia 12 de maio de 2012, com a seguinte ordem do dia:

1- Divulgação das ações da entidade.

2- Estabelecimento de uma Comissão de Licitação e outras providencias.

3 – Outras Informações.

A Assembléia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, não exigindo a lei quorum especial.


Fortaleza, 09 de maio de 2012.



FELIPE NETO
Presidente da AMME

sábado, 17 de março de 2012

Movimento de Luta Popular por melhorias para o Sítio São José


A Associação de Moradores de Messejana - AMME inicia em Março de 2012 mais um movimento de luta popular em prol de conquistas para a comunidade do Sítio São José.

O Sítio São José que já chega a 43 anos de existência é uma região de Messejana com um forte movimento comunitário que ajudou a realizar grandes transformações na comunidade como no caso da sua  Urbanização e drenagem, luta que completa 20 anos e foi encabeçada pela Associação em seus primórdios.

Contudo, estão a surgir novos desafios e é necessário novamente o engajamento de todos para que possamos dar um grande passo rumo a um futuro mais dignos para nossas famílias e em busca de mais desenvolvimento.

Participe conhecendo e apoiando as propostas do Movimento de Luta Popular por melhorias para o Sítio São José. Acesse pressionando a link abaixo:

terça-feira, 13 de março de 2012

O QUE SERÁ, QUE SERÁ?

O que será que Messejana fez para ter tanta confusão ligada a seu nome. O seu povo não merece, com certeza. Para ser bem objetivo, nossa história virou artigo em que muitos querem meter a colher, mas poucos entendem. Chegar a ser penoso o achincalhe que sofremos ao ter anunciado em uma rede de TV local a passagem de fantasiosos 405 anos de fundação de Messejana. Pura criação de pessoas sem a menor identificação e conhecimento de nossa memória e cotidiano.

 
De quem é a culpa? Melhor não falar em nomes. Mais revelador é tratar de toda a orquestração importando pesquisador de fora e inventando datas, apenas com o propósito de ser o dono da ideia. Mesquinho é pouco para representar tal projeto maléfico. Messejana é noticiada como município do Ceará, em portal de grande visibilidade no Brasil por conta da falta de acuidade de uns e outros. Querem entender o que não vivem.

 
Continuando a perversidade realizam-se festas expatriada como se fora de aniversário de Messejana. Expatriada pelo simples fato de não ser realizada no bairro e sim em outros lugares que tem sua própria e bonita história de surgimento e evolução.

 
Estão querendo sequestrar Messejana da sua liberdade de ser a Messejana que sempre se apresentou como trabalhadora e livre para se desenvolver. Estão querendo manipular a história e a cultura no desejo atroz de estabelecer donos para um lugar tão múltiplo. Novamente querem fazer o terrorismo do “cabresto”, mas no alvorecer do século 21 mudaram a estratégia e os neo-pseudo-coronéis se travestem de benfeitores, salvadores da pátria. Pura construção de colegiados que não vivem sem o poder. Estes estão querendo roubar a nossa liberdade através do estelionato que passou do nível eleitoral e já quer invadir o cultural e o social. A máxima “lobo em pele de cordeiro” nunca foi tão aplicável a certos casos no que se relaciona a algumas situações em Messejana.

 
Daí alguém faz a pergunta: E o que importa saber a história e a data de fundação? A resposta está na mesma necessidade de saber direitos constitucionais ou de como devemos ser tratados como cidadãos onde estivermos. Uma valorosa juventude e uma parcela de bravos educadores tentam entender a nossa história para construir um futuro melhor, sem a desvalorização causada pelos que querem ser os “donos da história”. Tudo o que acontece hoje é reflexo da nossa ação durante o tempo e, inclusive, o caos representativo que atrapalha nosso desenvolvimento e apenas se alimenta e escraviza tratando o povo a pão-de-ló como se fosse apenas artifício de manobra.

 
As soluções vão ficando pelo caminho. Uns apostam na emancipação e outros rezam para que o povo seja iluminado com a realidade dos fatos. Enquanto isso viramos motivo de trocadilho ao ouvirmos o chiste: “Desde quando Messejana tem 405 anos?” em tom de ironia nos fazendo parecer povo sem história, ou pior, história importada ou até uma história inventada para coincidir com datas que não tem nada que ver com Messejana e sim com o afã individual de alguns que jamais fizeram nada pela comunidade e que como já dizia um outro chiste: “Chegaram agora e á quer sentar na janela?”.

 
Messejana foi fundada, inaugurada em 1º de janeiro de 1760 e já completou 252 anos. Contudo, isso é o que diz a história pesquisada por messejanenses. Contudo, a história é vista por cada um de uma forma da qual lhe conforte e lhe traga as melhores sensações. O que não pode, na humilde visão de um messejanense, é inventar, por vaidade pessoal, um marco que não existe, maculando toda uma trajetória especifica de uma nação chamada Messejana.

Felipe Neto
Historiador

domingo, 22 de janeiro de 2012

A GRANDE HERANÇA

Todos conhecemos a história de, por exemplo, um pai que é rico e dá tudo a um filho pra quem nada falta. Este filho, por sua vez aproveita ao máximo as regalias não se importando com o amanhã já que tem a certeza de que sempre terá o pai para bancar suas festas e extravagâncias. O tempo vai passando e mesmo que a riqueza material não se acabe chega o momento da partida do pai que deixa o filho sem experiência ou sem uma noção forte sobre responsabilidade. O patriarca bem que tentou mostrar uma caminho sustentável mas o filho decidiu viver a vida sem medo que a fonte de fortuna e principalmente de conhecimento secasse.

Passagens assim podemos encontrar em textos religiosos, artigos filosóficos, conversas de família. Vez por outra nos deparamos na vida real com casos em que quando prevalece a despreocupação com o futuro, um dia as conseqüências aparecem deixando marcas e revelando ensinamentos que nem sempre aproveitamos. Contudo, é certo que um dia estaremos envolvidos em histórias assim, seja de forma individual ou até mesmo em comunidade.

Observem o caso de Messejana. Nossa comunidade é lembrada como tendo sido um lugar pacato, terra de grandes histórias, lar de um povo trabalhador, guardião de toda a cultura cearense. Valioso patrimônio são sua historia e memória. Tristemente, todo esse orgulho está sendo sufocado. Toda nossa grandiosidade está em risco. Por conta disso é preciso que nós, responsáveis pelo futuro da comunidade, atuemos rapidamente.

É preciso que cada um que mora em Messejana, que se sente parte importante dessa terra lute pelas próximas gerações que ainda estão por vir, para que estas tenham a mesma oportunidade de se apaixonar e de sentir orgulho por ser de Messejana. Cada um, ciente de seu papel, sem precisar de interlocutores, pode contribuir com a constituição da grande herança para os filhos, netos que ainda hão de poder observar um pôr-do-sol ao horizonte, espelhado pela Lagoa sem tantos carros a poluir e estrangular o trânsito, sem tanta falta de ação dos que se dizem representantes.

Para que não ofertemos uma riqueza desgastada, é hora da experiência popular combater a inércia dos manipuladores que atrasaram, atrasam e continuarão atrasando os avanços que nossa comunidade precisa. É o momento de deixar de lado as figuras que investem muito tempo em promover sua imagem em beneficio próprio e apoiar modelos e projetos que olhem para um futuro melhor para nossa gente. É tempo de mudança ao redor do mundo e já é chegada a hora de fazermos chegar essa mudança em nossas paragens.



Felipe Neto

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A QUESTÃO PALESTINA


Messejana tem se revelado objeto de interesse em muitas áreas como na comercial onde pudemos ver o seu crescimento, no segmento imobiliário, etc. Contudo, parece que também estamos virando alvo de uma classe oportunista que inicia verdadeira guerra ao escutar homens e maquinas trabalhando na realização de obras públicas que são direito do povo e dever da administração pública.

Para ilustrar essa observação, apontemos para caso recente da Rua Palestina que fica próxima ao Cemitério de Messejana. No seu trecho que vai da Rua Pe. Severiano até a Av. Barão de Aquiraz, o logradouro que recebe denominação da região árabe jamais havia recebido uma pá de terra para que fosse pavimentada e melhorasse a vida de seus moradores.

Nenhum grupo da política local que conseguiu eleger esses ou aquele, havia movido um dedo para estimular a conquista daquela obra. Pois bem. Justo no momento em que o poder público olha para aquelas pessoas e resolve acabar com aquele problema histórico, novamente Messejana é atacada pelos Oportunistas que estão de olho nas futuras eleições.

Isso já vem nos aterrorizando há algum tempo: Sujeito bate uma foto em frente a obra, publica na internet, passa com Carro-de-Som, instala faixas e se acha no direito de dizer que o meu e o seu direito são de obra e autoria de quem não pensa no povo e sim em seu próprio umbigo.

Parece coisa de menino: “É meu porque peguei primeiro”. Tenha santa paciência. Isso é brincar com a cara dos messejanenses. A obra na Rua Palestina como em muitos outros pontos de Fortaleza é fruto da luta popular. Milhares de cidadãos e cidadãs se colocam a cobrar diariamente o poder público sem ganhar os altos salários de parlamentares que na verdade se utilizam do tal “prestigio” para ludibriar as pessoas.

Se você notar, certas figurinhas só aparecem quando eclode alguma obra da Prefeitura. Pasmem os senhores e as senhoras que apareceu até gente dizendo ser responsável pelas obras do Castelão para Copa. Imagina.

Messejana tem um dos piores trânsitos da Cidade porque não tem representante a altura de seu povo. Os que dizem ser daqui estão lá pensado apenas em se reeleger para se manter no poder e nada mais. O povo de Messejana precisa espalhar por aí: “Precisa-se de um Político que preste para o meu bairro”.

Felizmente, a Rua Palestina tem agora a pavimentação que merece e não é por causa de Vereador ou deputado, mas por conta do imposto que você pagou meu senhor e senhora. Agora, por exemplo, aquela comunidade pode usar aquele acesso para andar de bicicleta, sempre, é claro tomando cuidado para que não aconteça o furto de seu veiculo.

Felipe neto
Historiador